Helper Ajax com jQuery, ahan!

Postado por Carlitos | Tags , , , | Postado em 17:58

0

Estou numa empreitada testando o Helper Ajax nativo do CakePHP e ontem, inclusive, postei um exemplo legal de como usar o método observeField() para fazer um Select Combo de Estado e Cidade. Lembrando que o CakePHP traz esse helper que foi criado usando as bibliotecas Prototype e Scriptaculos. Daí eu pensei: - Poxa vida, bem que alguém poderia criar um Helper jQuery ou algo do tipo para o Cake... E não é que esse alguém existe, e se chama: Damian Jóźwiak. Ele disponibilizou a sua criação no Bakery com um link pro site onde tem os exemplos, download do código e até um teste de benchmark com outras bibliotecas (YUI, Dojo, etc).
Baixei o Helper Ajax do Damian e fui fazer uns testes, vejam:

Usei uma cópia da aplicação do Select Combo de Estado e Cidade, para isto basta copiar e colar a pasta app, renomeando-a, no meu caso chamei de "appjquery". A aplicação anterior eu acesso assim: "http://localhost/cake137/" e a nova eu acesso assim: "http://localhost/cake137/appjquery".

Feito isto eu extraí os arquivos: ajax.php e javascript.php para o diretório de helpers (/appjquery/views/helpers/).

Extraí também o jquery-1.4.2.min.js para o diretório /appjquery/webroot/js/.

Na minha view appjquery/views/users/add.ctp eu troquei o Prototype e o Scriptaculos pelo jQuery =P:

<?php
    //$javascript->link('https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/prototype/1.7.0.0/prototype.js', false);
    //$javascript->link('https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/scriptaculous/1.8.3/scriptaculous.js', false); 
    
    $javascript->link('jquery-1.4.2.min', false);
.
.
.

Pronto! Agora quem está fazendo o AJAX funcionar é o jQuery... e não precisei mudar nada as chamadas das funções.

Não conheço muito o Prototype, muito menos o Scriptaculos então pra mim foi muito vantajoso esse helper. Sem contar na facilidade de integração com o jQuery UI.

Bom, vi que esse helper permite muita coisa que ainda não testei. Vou começar a usá-lo a partir de agora e sempre que tiver novidades posto aqui!

Vejam as imagens dele funcionando! Ah, já ia me esquecendo... fiz um teste rápido com poucos registros e o helper nativo ainda ganha um pouco em desempenho =/... mas o jQuery lançou esta semana a sua versão 1.5 e os testes mostram uma melhora execelente principalmente para o uso do AJAX e para os navegadores Chrome e Firefox 4.



Comentários postados (0)

Postar um comentário